SOBRE

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros (meu pai e minha mãe) que sempre nos transmitiram os princípios de valores essenciais na formação do caráter de um homem: Respeito, Honestidade e Integridade.

Durante a minha infância  cresci vendo a minha mãe cuidando da sua criação de galinhas caipiras e sempre tive um grande prazer ao ver aquela quantidade de aves correndo pelo quintal ao amanhecer quando era oferecida a alimentação das aves. E também acompanhava as dificuldades enfrentadas quando alguma enfermidade abatia boa parte de sua criação. Era muito triste!

Como boa parte dos brasileiros da minha geração, comecei a trabalhar aos 11 anos de idade e isso é um grande motivo de orgulho para mim, pois  pude assimilar toda dificuldade enfrentada por meu pai e minha mãe para levar o sustento básico para nossa família. Já vendi picolé, verduras e legumes de porta em porta, trabalhei em olaria, já fui balconista e nos finais de semana saía para vender galinhas no mercado municipal da minha cidade. Ao completar 18 anos de idade tive, finalmente, o meu primeiro trabalho de carteira assinada, como trabalhador rural no corte de cana-de-açucar no sul de Minas Gerais.

É emocionante! Ao iniciar este texto, um filme começou a passar em minha cabeça, pois a vida nunca foi fácil para mim! Nunca tive um “padrinho” ou uma situação que pudesse me favorecer durante a minha infância e adolescência, ao contrário, sempre tive que lutar muito para conseguir ajudar os meus pais.

Em 1992, em função da morte do meu irmão que trabalhava comigo no sul de Minas, fui morar com o nosso irmão mais velho que morava em Brasília-DF e chegando lá comecei a ter algumas oportunidades na vida, fui trabalhar como caseiro em uma residência em um bairro nobre de Brasília. Tive oportunidade de estudar um pouquinho mais, ler bons livros, fazer alguns cursos e com o apoio da dona da casa fui trabalhar como office-boy na empresa dela. Onde, depois de alguns anos, cheguei ao cargo de gerente administrativo e financeiro. Aprendí muito com dona Maria do Rosário, sou eternamente grato por tudo que ela fez por mim!

Me casei em 2002 e minha mulher e eu recebemos um presente maravilhoso de Deus, nossa filha Eduarda.

Por motivo de doença do meu pai, em 2005 eu deixei tudo, inclusive minha mulher e filha em Brasília e fui cuidar do meu querido velho, em Minas Gerais. Fiquei dois meses cuidando dele e admirando a pequena criação de galinhas que a minha mãe ainda tinha.

Voltei para Brasília e comecei a pesquisar tudo sobre criação de galinhas caipiras, foram muitos livros, revistas, cursos, vídeos e palestras sobre esse tema e que me levaram a escrever um Guia Completo de Criação de Galinhas Caipiras. Pois eu tinha o objetivo de voltar com minha mulher e filha para Minas Gerais e começar uma criação de galinhas caipiras de forma profissional, levar conhecimento para os pequenos avicultores da minha cidade e também ficar mais próximo dos meus pais.

Mas com o falecimento da minha mãe em 2012 e menos de dois meses depois o falecimento do meu pai, esse sonho acabou ficando adormecido em minha mente.

Mexendo em algumas caixas de materiais que pesquiso, encontrei todo esse material e me veio a ideia de criar um blog onde pudesse transmitir todo esse conhecimento que  adquirí ao longo de vários anos de pesquisa. Conversei com  meu amigo Marcos Brilhante e ele de imediato me orientou em como fazer tudo isso e foi além, ele mesmo construiu esse blog pra mim! (esse cara é brilhante até no sobrenome)

O objetivo do nosso blog é levar aos pequenos e médios avicultores do Brasil as informações necessárias relacionadas ao manejo, sanidade, melhoramento genético, instalação, higiene e alimentação das galinhas caipiras, para que possam aplicar em suas propriedades as técnicas corretas que possibilitem o desenvolvimento da atividade e, com isso, a fixação do homem no campo de forma ecologicamente sustentável, socialmente justa e economicamente viável.

Você pode, agora mesmo, ter acesso gratuito a esse material acessando o link www.comocriargalinhacaipira.com.br

Dessa forma, eu espero que todos os avicultores possam absorver este conhecimento e aplicá-los em suas propriedades e certamente os resultados positivos virão, e com eles, a transformação da qualidade de vida do avicultor e de suas famílias.

Forte abraço e volte sempre!

Valdir Rocha