Piolho de Galinha – Como Evitar Infestações

piolho de galinha caipiraJá ouviu falar no Dermanyssus Gallinae? Pois é… esse “camarada” com nome estranho tem causado sérios problemas em muitos projetos de criação de galinhas caipiras. Muito conhecido como ácaro vermelho das galinhas, ácaro das galinhas, carrapato de galinha, piolho de galinha ou, ainda, ácaro vermelho, esse bichinho vem tirando, literalmente, o sono de muitos avicultores brasileiros.

Muito comum em todo território nacional, o ácaro vermelho, assim como mais de 30 espécies de outros ácaros, devem estar rondando pelos equipamentos e cama das aves do seu aviário diariamente. E isso, comprovadamente, pode lhe ocasionar sérios problemas sanitários, além de problemas financeiros.

A produção de aves no sistema caipira, de certa forma, pode facilitar o aparecimento do piolho de galinha no seu criatório. Porém, ele também é encontrado nos aviários industriais e causado problemas da mesma ordem.

Entre os diversos ácaros existentes nas criações de galinhas caipiras, o piolho de galinha é o que mais causa aborrecimento nos projetos de criação de aves caipiras. São eles:

  • Ferimentos constantes nas aves
  • Queda de postura
  • Abandono de ninhos no período de choco
  • Estresse generalizado nas aves (e no avicultor)
  • Estímulo ao canibalismo entre as aves e etc.

Como já é do seu conhecimento, o controle do manejo sanitário em um projeto de criação de galinhas caipiras é fundamental para o bom desenvolvimento da sua criação. E combater esse inimigo deve ser uma tarefa constante em seu aviário.

Por isso, devemos desenvolver um bom programa preventivo de manejo sanitário para evitarmos que esse bichinho tome conta do nosso galinheiro e transmita algumas doenças para nossas galinhas. Exemplo: Doença de Newcastle, Salmonella, Varíola aviária, Encefalomelites e outras doenças bacterianas.

Para mantermos o piolho de galinha dentro de um número aceitável, visto que é praticamente impossível eliminá-lo, devemos manter um controle de entradas de pássaros e animais selvagens nos galpões e áreas comuns das aves, além de realizar uma limpeza periódica das instalações.

O contato das galinhas caipiras com os animais domésticos, também, deve ser evitado. Pois o piolho de galinhas pode ser encontrado em coelhos, pombos, cachorros, gatos e cavalos.

No combate ao piolho de galinha, os acaricidas a base de espinosade, piretróide, carbaril, diclorovinil dimetil fostato, permetrina e inseticidas carbonatos se mostraram muito eficientes. O mesmo não ocorre com os ovos dos piolhos. O problema é que depois de várias aplicações o bicho se torna resistente a essas substancias químicas.

Lembrete: Na aplicação desses produtos, o avicultor deve seguir rigorosamente as instruções de uso determinadas pelos fabricantes.

Outra medida muito eficiente na redução dos piolhos de galinhas, é a aplicação de vassoura de fogo durante o período de vazio sanitário dos aviários.

piolho de galina postUm pouco mais sobre o piolho de galinha…

Durante sua fase de desenvolvimento (sete dias) o piolho de galinha passa por cinco fases de vida: ovo, Larva, prontoninfa, deutoninfa e fase adulta (macho/fêmea). Nesse período, ele varia de 0,4mm a 1mm de comprimento.

Na fase inicial ele apresenta uma coloração acinzentada e na fase adulta tem uma cor cinza-avermelhada. Alimenta-se de sangue a cada três dias durante o período noturno e durante o dia em locais com pouca luminosidade. Pode sobreviver em galpões vazios por aproximadamente 10 meses

Com a claridade, ele permanece escondido nas frestas de madeiras, nos utensílios e paredes dos aviários, não sendo possível encontrá-los nas aves durante o dia. Exceto, quando ocorre grandes infestações no aviário. O que leva a formar colônias em forma de cachos nas penas próximas da cloaca das aves.

É isso… Se por acaso estiver precisando de mais informações sobre o processo de criar galinhas caipiras, sugiro que baixe, agora mesmo, o Guia Completo de Criação de Galinhas Caipiras (basta deixar o seu e-mail no formulário abaixo)

Ah! Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe o seu comentário aqui embaixo. Sua participação é muito importante para mim!

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/