O Que Usar Como Cama de Frango?

cama de frango alternativa folhas secasOpa! Tudo em paz?

Vamos falar um pouquinho sobre cama de frango?

Depois de fazer o galinheiro, preparar os poleiros, construir os ninhos, comprar ração, encomendar as matrizes, chegou o momento de colocar o material que servirá de cama para as aves.

O chão do galinheiro deverá ser coberto com algum tipo de material que possa oferecer um ambiente agradável para as aves.

Porém, esses materiais não são tão fáceis de serem encontrados em muitas regiões do país.

De forma alguma essas dificuldades podem impedir o pequeno avicultor de construir o seu projeto de criação de galinha caipira.

Vamos apresentar algumas alternativas para solucionar esse problema que dificulta a vida dos pequenos criadores de galinha caipira.

Antes, vamos responder algumas questões sobre o tema feitas pelos leitores aqui do nosso blog.

folhas serrado cama de galinha

O que é cama de frango?

Cama de frango é qualquer material utilizado para fazer a forração do piso do galinheiro.

Qual a função da cama de frango?

Esse material é de fundamental importância, pois protege as aves contra o desconforto térmico, evita a formação de calos e, acima de tudo, absorve a umidade do piso causada pelo acúmulo de fezes e urina das aves alojadas.

Com que material pode ser feita a cama de aviários?

Existe a possibilidade de serem usados vários materiais como cama de frango.

Exemplo: palha de arroz, sabugo de milho triturado, casca de amendoim, casca de café, bagaço de cana-de-açúcar picotados, serragem, capim picotado,  maravalha e etc. Em algumas regiões do Brasil, todos esses materiais são facilmente encontrados para serem usados como farragem para galinheiro.

Qual a espessura ideal para a cama do galinheiro?

Durante a época do inverno, a espessura recomendada está entre 7 e 10 centímetros de altura, esse é valor ideal para proteger as galinhas contra o frio.

No verão, época mais quente do ano, esse valor pode ser entre 3 e 6 centímetros de altura.

Com base nas condições climáticas de cada região e observando o comportamento das aves, o avicultor pode fazer os ajustes que forem necessários nesses valores. O importante é oferecer um ambiente confortável para as aves alojadas.

Quais devem ser os cuidados ao escolher um material para cama de frango?

Você deve sempre procurar usar materiais livres de produtos tóxicos, que possam causar ferimentos nas aves e dar preferência pelos materiais com maior poder de absorção de líquidos.

Saber o que colocar no chão do galinheiro vai garantir um bem estar para as aves e, como é do seu conhecimento, aves em um ambiente adequado produzem em sua capacidade máxima, não é mesmo?

Qual material indicado para cama dos pintinhos recém-nascidos?

Cama de frango para pintinho - Chocadeira SupremaApós saírem da chocadeira o mais indicado é manter os pintainhos em um ambiente aquecido e com uma cama extremamente confortável. O material  mais utilizado é, sem sombra de dúvidas, a maravalha. Porém, tenho observado que, quanto menos o pintinho, nos primeiros trinta dias, tiverem contato com suas fezes, mais saudável ele vai ficar. Por isso, aqui eu faço um pinteiro suspenso com o piso em tela de malha pequena (dobrada) para facilitar a passagem das fezes e não machucar os pés dos pintainhos.

Cama de frango alternativa

Veja no vídeo abaixo o que o avicultor, Aldair Mascarenhas, proprietário da Granja Mascarenhas, fez para solucionar o problema de falta de materiais para forrar o piso do galpão onde suas aves ficam alojadas.

O material que ele utilizou pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil.

Você não vai acreditar!

Se você está precisando de mais informações sobre o manejo em uma criação de galinhas caipiras, sugiro que baixe o nosso Guia de Criação (é grátis!)

Deixe o seu comentário e compartilhe com nossa comunidade o que você tem usado para servir de cama de frango em seu criatório.

Forte abraço e fique com Deus!

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/