Ninho de Galinha – Cuidados Especiais

ninho de galinhaUm cuidado muito importante e que poucos avicultores vem praticando em suas criações está relacionado com o manejo correto dos ninhos de galinha e isso tem causado alguns problemas que podem reduzir a qualidade e quantidade de ovos em sua criação.

Para que você tenha melhores resultados em seu aviário, existem algumas práticas muito simples de manejo de ninho de galinha que devem ser observadas quando você instalar uma bateria de ninhos em seu galpão. Isso possibilita uma melhora na higiene, qualidade e quantidade dos ovos postos por suas galinhas.

Na hora de construir a sua bateria de ninho de galinha, você deve usar os materiais que podem ser encontrados aí mesmo em sua propriedade. Sem a necessidade de usar materiais muito caros. Basicamente, é possível fazer uma boa bateria de ninhos de galinha usando sobras de madeiras, material plástico ou peças de metais.

Porém, você deve levar em consideração o uso de materiais que facilitem a higienização dos ninhos e, principalmente, usar materiais que possibilitam um conforto para as aves.

Dicas de Construção de Ninho de Galinhas Caipiras

Depois de escolhido o material para fazer o ninho, devemos observar o tamanho médio de nossas galinhas para usar essa referência na hora de construir a bateria de ninhos. Isso é feito deitando uma galinha e tomando as medias do seu corpo (altura x largura x comprimento), deixando uma sobra de mais ou menos cinco centímetros para cada lado.

O ninho de galinha não pode ser muito grande para evitar que várias galinhas fiquem disputando o espaço ao mesmo tempo. Isso causa um stress na ave e por consequencia ocorre uma queda na postura dos ovos.

Na construção dos ninhos é fundamental criar um sistema que impeça as aves de entrarem nos ninhos durante o período noturno, isso evita que as galinhas joguem a palha para fora e sujem os ninhos.

A entrada do ninho de galinha deve ter uma borda lateral que impeça que os ovos caiam dos ninhos e também evite que a palha, usada como cama, seja jogada para fora.

A palha deve ter uma altura que proporcione um ninho aconchegante e que evite que os ovos quebrem em contato com o material de construção da bateria de ninhos.

O ninho de galinha caipira deve ficar a uma altura de mais ou menos quarenta centímetros do chão do aviário e terem uma base na frente, onde as galinhas possam caminhar na escolha do local para fazer a postura.

A parte superior dos ninhos deve possuir uma inclinação bastante acentuada para evitar que as galinhas usem este espaço como puleiros durante o período noturno.

Um bom ninho de galinha deve ser feito obedecendo a proporção de 5 a 6 galinhas para cada ninho e deve ser colocado no galpão no quinto mês de vida das aves.

Hábitos das Galinhas no Momento da Postura

ninho limpo postNo momento da postura as galinhas gostam de lugares com menos movimento, um pouco escuro, sem barulho e em temperatura agradável. O que temos que fazer é proporcionar esse ambiente favorável para nossas aves. Dessa forma, o melhor lugar para instalar a bateria de ninho de galinha é exatamente no fundo do galpão.

Para estimular as galinhas a porem os ovos nos ninhos, ao invés do chão, você deve colocar um ovo em cada ninho, essa prática tem demonstrado que as galinhas preferem botar os seus ovos em um lugar onde já tenha algum ovo.

Suas galinhas devem permanecer confinadas até a metade da manhã, pois é nesse horário que as aves fazem a maior parte de suas posturas. Com essa medida você evita que as galinhas ponham os ovos em lugares indesejados.

Os ovos devem ser retirados o mais rápido possível dos ninhos, de modo que não sejam contaminados por fezes e outros detritos, principalmente quando esses ovos serão usados no processo de incubação artificial.

A higienização e a devida troca das palhas do ninho de galinha devem ser feitas assim que for detectada a presença de empastamento, parasitas ou acúmulo de fezes nos mesmos.

Se você precisa de mais informações sobre o manejo correto em uma criação de galinhas, eu sugiro que você baixe, agora mesmo, o Guia Completo de Criação de Galinhas. Nele, você vai encontrar uma série de informações que são fundamentais em um processo de criação de aves.

Veja, no vídeo abaixo, as dicas técnicas passadas pelo médico veterinário Dirceu Alves Ferreira, da Emater/MG, sobre ninho de galinha caipira:

Se estas informações foram úteis para você, eu quero lhe pedir que compartilhe este conteúdo com seus amigos e deixe o seu comentário aqui embaixo, isso é muito importante para mim!

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/