Galo Reprodutor – Dicas Para Aumentar a Fertilidade dos Ovos

galo reprodutorJá imaginou ter um aviário onde as taxas de fertilidade dos ovos estejam sempre em um patamar em torno de 95%? Pois é, para alcançar esse objetivo você depende de um excelente galo reprodutor e colocar em prática algumas técnicas de manejo que são fundamentais na criação de galinhas caipiras.

Na semana passada, eu recebi um e-mail de um visitante do nosso blog que me pedia algumas dicas para melhorar a taxa de fertilidade de suas galinhas, pois os ovos que ele colocava para a incubação artificial não estavam tendo uma boa taxa de eclosão (nascimento).  Veja só o que ele dizia:

“… tenho uma criação de galinhas, aqui na minha propriedade, que não estão trazendo um bom retorno em função da baixa qualidade dos ovos para incubação, ou seja, não estão nascendo boa parte dos pintinhos. Gostaria de saber o que fazer para resolver esse problema. Gostaria que você me desse algumas dicas para aumentar a taxa de nascimento dos pintinhos. Tenho 28 galinhas com dez meses e um galo reprodutor de raça pura com quase 4 anos. Não sei o que fazer para resolver isso. Conto com sua ajuda!”

Com base no problema enfrentado pelo nosso amigo eu resolvi passar algumas informações que podem contribuir com outros criadores que também estão passando pelo mesmo tipo de problema. Tudo isso pode ser resolvido com algumas medidas muito simples de manejo adequado.

Dicas de manejo para galo reprodutor

Em um projeto de criação de galinhas, fazer a escolha criteriosa de um galo reprodutor é uma tarefa fundamental para que o avicultor alcance o sucesso em sua criação, e muitos avicultores não estão tomando as devidas precauções na hora que adquirirem um galo para o cruzamento de suas aves.  Espero, sinceramente, que você não seja um deles!

eclosão de ovos

Para manter uma taxa elevada de fertilidade em um plantel de galinhas caipiras e, consequentemente, um alto índice de nascimento de pintinhos, existem algumas medidas que o avicultor deve levar em consideração para não ter surpresas na hora de fazer a ovoscopia em um processo de incubação artificial.

PRIMEIRA DICA

Mantenha suas aves bem alimentadas, em um ambiente tranqüilo e com uma idade máxima de 2 anos.

SEGUNDA DICA

Você deve manter a proporção de no Maximo 10 galinhas para cada galo reprodutor e ter sempre um galo reserva.

TERCEIRA DICA

Mantenha um bom controle do seu plantel para que assim que seja detectada uma baixa na fertilidade dos ovos, você possa identificar o galo reprodutor de origem e com isso fazer a substituição do mesmo o mais rápido possível.

QUARTA DICA

Observe se o seu galo reprodutor “cobre” todas as galinhas ou se tem preferência por algumas. Caso isso aconteça, passe o galo para outra baia para evitar esse tipo de problema.

Como disse, são medidas muito simples que podem fazer a diferença quando se trata de aumento de fertilidade de ovos incubáveis.

Se você precisa de mais informações sobre como criar galinhas caipiras de forma que lhe traga lucros, eu fiz um Guia Completo de Criação de Galinhas Caipiras onde você vai ter uma série de informações desde a incubação dos ovos até o abatedouro das aves. Pegue já o seu, é grátis!

Para mais informações sobre a fisiologia da reprodução das aves domésticas, sugiro que leia o estudo apresentado neste link.

Caso você conheça alguém que precise dessas dicas, por favor, compartilhe com ele nas redes sociais, ok? E deixe o seu comentário aqui embaixo, ele é muito importante para mim!

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/