Dicas Sobre Grade e Motor Para Fazer Uma Chocadeira Automática

grade de viragem dos ovos (1)Opa! Tudo em paz? Hoje vou passar algumas dicas de como escolher o melhor modelo de grade e motor para fazer uma chocadeira automática que, de fato, funcione.

Preparado?

Então vamos lá…

Ultimamente, tenho recebido um grande número de emails de visitantes do nosso blog querendo saber quais são as melhores grades para chocadeiras automáticas disponíveis no mercado.

Portanto, se você também está precisando comprar ou montar uma chocadeira e precisa de mais informações sobre um sistema de grade de rolagem para chocadeira digital, eu vou mostrar alguns detalhes que podem ajudá-lo nesta tarefa.

Como já é do seu conhecimento, para que os pequenos criadores de galinhas caipiras tenham um melhor controle de sua produção de aves e com isso atender a demanda de sua clientela, o uso de uma chocadeira elétrica torna-se fundamental para programar o nascimento dos pintainhos destinados ao abate.

É praticamente impossível manter um projeto de criação de galinhas caipiras sem o uso estratégico de uma chocadeira digital.

Recentemente, um leitor do nosso blog me enviou um email relatando alguns problemas que ele teve com um modelo de grade e motor para fazer uma chocadeira automática que ele comprou para usar em seu projeto de incubação artificial.

Olha só o que ele disse:

“Olá Valdir, tudo bem? Primeiramente, quero parabenizá-lo pela ajuda que tem nos dado através destas informações aqui no blog. Elas são muito importantes para quem está iniciando um projeto para criar galinha caipira (profissional ou hobby).

Mais uma vez, gostaria de pedir sua ajuda para resolver um “perrengue” que estou passando aqui na minha propriedade.

O negócio é o seguinte, eu vi uma reportagem na TV sobre construção de chocadeiras e resolvi fazer uma para dar uma folga para minhas galinhas (kkkk…).

Depois de anotar todos os materiais para fazer uma chocadeira, eu fui fazer uma pesquisa para realizar a compra pela internet. Como você sabe, não é difícil comprar um kit para fazer chocadeira automatica.

Fiz a compra, e depois de cinco dias úteis, os Correios entregaram o kit para montar chocadeira em minha casa. Então, eu comecei a construção da minha chocadeira de ovo.

Não foi muito difícil. Consegui montar tudo como dizia na reportagem. Fiz os cortes das madeiras, montei conforme a orientação e adicionei o kit para chocadeira elétrica.

Na semana passada, coloquei 50 ovos para fazer a primeira incubação na minha chocadeira. Foi aí que meus problemas começaram!

Rapaz, as peças para fazer a viragem automática dos ovos não funcionavam corretamente. Sabe aquele motorzinho que faz virar os ovos? Pois é, o troço soltava a biela e a manivela que faz parte do conjunto. Toda hora eu tinha que fazer alguns ajustes nos acessórios.

O motor de viragem para chocadeira soltava-se o tempo todo da base de sustentação.

Tive sérios problemas com a grade para chocadeira automática que comprei. Ela não fazia a viragem dos ovos corretamente. Simplesmente arrastava os ovos de um lado para o outro sem fazer o giro em 180 graus. Era um material de péssima qualidade!

O que percebi, é que a grade era muito pequena e os ovos ficavam muito embolados na chocadeira.

Resultado: De 50 ovos, nasceram 8 pintinhos. Que decepção! Que raiva!

Amigo, gostaria de saber como você consegue grade e motor para fazer uma chocadeira automática que não dê dor de cabeça na hora de incubar os ovos. Pode me ajudar nessa?

Muito obrigado mais uma vez e aguardo sua resposta. Grande abraço!”

Como você viu, fazer uma chocadeira artesanal é uma tarefa muito fácil o problema e encontrar os acessórios para chocadeiras que sejam de boa qualidade.

Agora, vou lhe passar as dicas que penso ser de grande valia na hora de escolher uma grade de viragem e motor para chocadeira que faça o trabalho de viragem dos ovos de forma eficiente.

Vamos lá?

Trilho de Suporte Para Grade de Viragem dos Ovos

Para iniciar o seu projeto de chocadeira automática, você deve começar pela aquisição ou fabricação da grade de rolagem dos ovos, pois é com base na quantidade de ovos que você precisa incubar que todo o projeto da estrutura da câmara de incubação deverá ser realizado.

As peças para chocadeiras elétricas são itens que devem ser escolhidos com muito critério. Principalmente, as que estão relacionadas com a rolagem dos ovos, pois, evidentemente, é sobre ele que todo o sistema de viragem dos ovos será realizado.

As peças para montar uma chocadeira automática devem possuir uma boa resistência mecânica em função do esforço repetitivo necessário para executar a viragem dos ovos.

Sua construção deve ser milimetricamente planejada, para que a grade de base dos ovos e a guia de arrasto fiquem alinhados.

Isso evita que os ovos não sejam arrastados sobre a grade de base.

Um trilho bem construído permite que os ovos façam o giro de 180 graus necessários para que o embrião não cole na membrana interna do ovo e que os mesmos recebam o calor e umidade de ambos os lados.

Grade de Base Para os Ovos

Esse componente, assim como os demais que fazem parte do kit de viragem dos ovos, deve ser construído em material que permitam ser lavados após o período de incubação.

Sua função principal é suportar o peso dos ovos e permitir que os mesmos recebam a umidade que, na maioria dos casos, e feita através de bandejas com água que são colocadas debaixo dos ovos.

O tamanho da grade de base deve ser suficiente para acomodar os ovos de modo que permita uma boa rolagem sobre ela.

Sua construção deve levar em consideração o tamanho médio do ovo de galinha caipira que é de 43mm de largura e 59mm de comprimento.

Grade de Rolagem dos Ovos

Esse é o componente que efetivamente faz o movimento dos ovos sobre a grade de base.

Assim como a grade de base dos ovos, a grade de rolagem deve ser construída de modo a acomodar os ovos de forma que permita o livre movimento de um lado para o outro.

Ela deve ser montada sobre o trilho de suporte para a grade dos ovos e que seu movimento de vai-e-vem seja feita de forma lenta.

Sua fixação na biela do motor de viragem dos ovos deve ser feita de forma prática e rápida.

A desconexão entre esses dois componentes só deve ocorrer no décimo nono dia do processo de incubação.

Lembre-se:

Para evitar contaminação por fungos e bactérias, a Câmara de incubação, o trilho de suporte, a grade de base e a guia de rolagem devem ser higienizados ao final de todo processo de incubação.

Motor de Viragem dos Ovos

O motor para fazer a viragem dos ovos deve ser de baixa rotação (algo em torno de 3 a 5/RPM).

Deve possuir força suficiente para puxar a guia de rolagem dos ovos sem proporcionar solavancos.

Seu conjunto de motor, biela e manivela deve executar o movimento mecânico necessário para girar os ovos de um lado para o outro periodicamente.

A biela para motor de chocadeira deve ser conectada na grade de viragem dos ovos através de um furo de 6 a 10mm na lateral da câmara de incubação.

Isso evita que a chocadeira perca calor desnecessariamente.

E você, está pensando em comprar grade e motor para fazer uma chocadeira artesanal?

Já teve problemas na hora de comprar kit para chocadeira?

Para facilitar a escolha do seu kit de montagem de chocadeira automática sugiro que veja no vídeo abaixo o funcionamento do sistema de viragem de ovos que o Sr. Augustinho desenvolveu para seu projeto de chocadeira. Isso pode ser útil na hora de fazer a sua!

Qual é o melhor sistema de viragem dos ovos?

Depois de muito pesquisar, eu cheguei à uma conclusão que o sistema de viragem de ovos mais eficiente, sem sobra de dúvidas, é o sistema que mantém o ovo na posição vertical e que faz o giro de 45 graus para direita e para a esquerda.

Depois de passar por muita dificuldade com alguns sistemas de viragens de ovos, no sistema de arrasto, eu mesmo passei a fazer os meus.

Veja abaixo como ficou.

 

É isso…

Por favor, se este artigo foi importante para você peço que compartilhe em suas redes sociais, pois, dessa forma, você poderá ajudar muitos avicultores que queiram fazer suas próprias chocadeiras.

Deixe aqui nos comentários sua opinião, ela é muito importante para mim e para outros colegas que, talvez, estejam passando pelos mesmos problemas na construção de suas chocadeiras artesanais.

Forte abraço e fique com Deus!

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/