Criação de Galinha – Como Reduzir os Efeitos do Calor no Aviário

galinha cansadaOpa! Tudo bem? E aí, você tem uma criação de galinha caipira? Está enfrentado problemas com relação ao calor excessivo?

Pois é, muitos problemas relacionados com o aumento da temperatura começam a preocupar boa parte dos avicultores brasileiros e se esse problema está acontecendo aí na sua propriedade, saiba que existem algumas medidas simples para amenizar o sofrimento de suas aves.

Manter um aviário onde a temperatura esteja sempre em um patamar agradável para as aves tem sido um desafio para muitos avicultores em todo território brasileiro. No frio ou no calor, esse tem sido um fator que merece todo cuidado de que tem uma criação de galinha. Principalmente, nas criações de galinhas caipiras.

Na avicultura industrial, esse problema vem sendo administrado de uma forma mais profissional há bastante tempo. O mesmo não vem ocorrendo com os avicultores que trabalham com criação de galinha caipira. E em função disso, os criadores estão passando por dificuldades para reduzir o sofrimento de suas aves em suas propriedades nessa época do ano.

Problemas Relacionados ao Estresse Calórico

A temperatura corporal (interna) de uma galinha gira em torno de 41°C, porém, em casos de temperaturas ambientais acima de 40°C, se não houver um bom manejo da ventilação e umidade, as aves podem morrer, em função do estresse calórico.

Os pintainhos com idade de 1 dia, podem se desenvolver de forma satisfatória em temperaturas variando entre 34 e 39°C (tendo como temperatura de conforto térmico ideal em 35°C). A partir da quarta semana de vida, a temperatura pode variar entre 15 e 32°C (tendo como temperatura ideal para o conforto das aves entre 18 e 28°C). – (Fonte: Curtis – 1983) 

Quando fora dessas temperaturas, mínimas e máximas, da zona de conforto térmico, as aves começam a passar por um grande sofrimento e, consequentemente, passam a ingerir menos alimento, perdem peso, baixam a taxa de postura e passam a ser acometidas por doenças decorrentes da falta de alimentação adequada.

É fácil reconhecer uma ave com problemas relacionados ao calor excessivo em sua criação de galinha caipira. Veja alguns sinais:

  • A ave fica agachada e de asas sempre abertas
  • Fica com a respiração mais acelerada que o habitual (podendo aumentar em até cinco vezes)
  • Reduz a ingestão de alimentos
  • Aumenta a ingestão de água

criação de galinha cansada

Como Amenizar os Problemas de Estresse Calórico em Minha Criação de Galinha?

Bem, existem algumas medidas de manejo que podem amenizar os problemas relacionados ao estresse calórico em sua criação de galinha caipira. Veja alguns exemplos:

Dica 01

Você deve ter um cuidado muito especial na hora de construir o galpão/galinheiro que servirá de alojamento para as aves. O galpão deve ter pé direito mínimo de 2,80mts; muretas de 0,40mts; a largura deve ser proporcional ao comprimento; o sentido da construção deve ser leste/oeste; a cobertura deve ser, preferencialmente, de material que não esquente muito e a cama deve ser de boa qualidade.

Dica 02

Nos períodos mais quentes do dia, ofereça água de boa qualidade e em quantidade suficiente. Uma boa medida é colocar gelo no reservatório de água, de modo que possa chegar aos bebedouros em temperatura próxima de 12°C.

Dica 03

Nas regiões mais quentes do país, dê preferência pelas aves com pouco empenamento para sua criação de galinha caipira. As aves de pescoço pelado demonstraram um excelente resultado nessas regiões.

Dica 04

Evite realizar atividades de manejo dentro do aviário nos períodos mais quentes do dia, para que possa deixar as aves em repouso. A movimentação faz com que produzam mais calor corporal, isso acaba agravando o problema.

Dica 05

Sempre mantenha boas áreas sombreadas em seu projeto de criação de galinha caipira, isso vai possibilitar uma excelente zona de conforto térmico para suas aves. E para monitorar a temperatura e umidade do ambiente, tenha sempre em mãos um bom termo-higrômetro para facilitar as técnicas corretas de manejo.

criação de galinha cansada2

Para conhecer um pouco mais sobre os problemas relacionados ao estresse calórico em sua criação de galinha caipira, sugiro que leia o trabalho realizado pelo Professor Doutor Renato Luis Furlan (veja AQUI)

Veja, no vídeo abaixo, como as granjas industriais reduzem os problemas relacionados ao calor em suas propriedades e com isso promovem um bem estar para suas aves:

Se precisar de mais informações sobre as técnicas de manejo em sua criação de galinhas, baixe agora mesmo o Guia Completo de Criação de Galinhas Caipiras.

É isso aí… por favor, deixe o seu comentário aqui embaixo, ele é muito importante para mim! E se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, beleza?

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/