Como Fazer Um Galinheiro Para Frangos Caipiras

como fazer um galinheiroOpa! Tudo bem? Quer saber como fazer um galinheiro para seu projeto de criação de frangos caipiras?

Veja como é simples construir um galinheiro para iniciar a sua criação de frangos caipiras de forma que possa garantir melhores resultados financeiros em sua propriedade.

Na construção do galpão, o principal objetivo é oferecer às aves um ambiente onde seja capaz de encontrar água em abundancia, alimentação, proteção contra predadores, abrigo contra chuva ou frio e garantir um manejo adequado contra as doenças das aves.

Como Fazer Um Galinheiro?

como fazer um galinheiro8Para iniciar um projeto de criação de galinhas caipiras, as instalações devem ser funcionais e acima de tudo simples, não havendo necessidade da aquisição de material de alto custo para execução do projeto.

O que é de extrema importância neste caso é o cumprimento de todas às exigências técnicas de higiene e manejo para evitar futuros problemas relacionados a doenças dos frangos caipiras e consequetemente prejuízos financeiros.

Afim de diminuir os custos do projeto, o avicultor deve, na medida do possível, aproveitar as construções já existentes na propriedade para usá-las como galinheiro para suas aves.

  • Veja aqui como fazer um galinheiro móvel e, com isso, reduzir os custos para iniciar sua criação de frangos caipiras.

Modelo de Galinheiro Ideal…

como fazer um galinheiro7Para iniciarmos uma pequena criação de galinhas caipiras, como já foi dito, podemos reaproveitar as instalações já existentes na propriedade.

Porém, o avicultor deve se empenhar para fazer um galinheiro que atenda todas as exigências recomendadas para a construção do mesmo.

Em um projeto ideal, o piso do galinheiro deve ser construído preferencialmente de cimento, para que o processo de limpeza e desinfecção seja feito de forma simples e eficiente e que não permita a passagem de umidade do chão para a cama dos frangos caipiras.

Deve ter uma inclinação de aproximadamente 2% para facilitar a saída da água no processo de desinfecção, que não seja totalmente liso e que esteja a 20 cm de altura em relação ao terreno.

como fazer um galinheiro11A construção do galinheiro deve ser feita no sentido leste-oeste para que o sol, no período do verão, passe sobre a cumeeira.

Evitando assim, que os raios solares não entrem no galpão nos horários mais quentes do dia (veja desenho ao lado).

O galpão/galinheiro deve ser construído em local com um leve declive, para evitar que água da chuva emposse e contribua com a proliferação de moscas e mosquitos em volta do galinheiro.

O ideal é que o mesmo fique próximo da casa do tratador uns 50 metros aproximadamente e que tenha um sistema de fornecimento de água potável e energia elétrica.

O galinheiro deve possuir muretas nas laterais de aproximadamente 20cm, com cantos arredondados, de preferencia que seja feito um reboco das paredes para reduzir os esconderijos para piolhos de galinhas e também que seja totalmente fechada com tela para galinheiro afim de evitar a entrada de pássaros e outros animais.

O telhado deve ser construído com o pé direito em conformidade com a largura do aviário, de modo que o interior do galinheiro seja ventilado e que não seja muito quente nos horários de maior incidência do sol.

A cobertura deve ser feita com material que reduza o calor no interior do galinheiro e deve passar pelo menos 90cm da parede lateral, para evitar a entrada de chuva, as paredes laterais deve possuir cortinas para proteger as aves dos ventos e chuva.

Os galpões devem ser construídos a uma distância mínima de 50 metros uns dos outros.

O tamanho do galpão deve ser com base nas expectativas de produção do avicultor, pois o mesmo deve acomodar no máximo 10 frangos caipiras por metro quadrado.

Porém, deve-se levar em consideração algumas dimensões que, na prática, tem apresentado melhores resultados.

A largura do aviário está diretamente ligada com o tipo de clima da região onde o mesmo será implantado. Em locais de clima quente e úmido a largura de 10 metros é a mais recomendada e em regiões de clima quente e seco a largura ideal fica entre 10 e 14 metros.

O pé direito do galpão é determinado em função da largura do mesmo, de forma que essa combinação favoreça o processo de ventilação natural dentro do aviário e com isso reduzir a temperatura interna (veja tabela abaixo).

Largura do Galinheiro Altura Mínima do Pé Direito
Até 8 metros 2,80 de altura
de 8 a 9 metros 3,15 de altura
de 9 a 10 metros 3,50 de altura
de 10 a 12 metros 4,20 de altura
de 12 a 14 metros 4,90 de altura

Quanto mais largo for o aviário, maior tem que ser a sua altura. O avicultor deve considerar a intensidade dos ventos de sua região quando a altura do pé direito ultrapassar os 3 metros de altura. Em regiões de ventos fortes deve-se reforçar a estrutura do galpão para evitar transtornos futuros.

Quer Mais Informações?

Caso você precise de mais informações sobre o processo de criação de frangos caipiras, sugiro que baixe o nosso Guia Completo de Criação de Galinhas Caipiras. Nele, você vai encontrar informações desde o processo de incubação de ovos até o abatimento das aves.

Se essas informações foram úteis para você, peço que compartilhe esse artigo com os seus amigos nas redes sociais. Desse modo, podemos ajudar um número maior de avicultores, certo?

Por favor, deixe o seu comentário aqui embaixo, ele é muito importante para mim!

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/