Como Evitar Que as Galinhas Comam os Próprios Ovos

como evitar que as galinhas bebam os ovosExiste um ditado em Minas Gerais que diz: “quando a galinha come o primeiro ovo ela está pedindo pra virar canja”

Eu tenho recebido muitos pedidos dos leitores aqui do blog para passar algumas dicas de como evitar que as galinhas comam os próprios ovos.

Esse é um problema muito comum nas pequenas criações de galinhas caipiras.

Hoje eu vou mostrar para você algumas práticas bastante simples para aplicar em seu criatório e evitar que as galinhas bebam os próprios ovos.

Primeiro vamos entender o motivo pelo qual a galinha come o próprio ovo.

As causas mais frequentes que fazem as galinhas caipiras beberem os próprios ovos estão relacionadas a dois motivos. São eles:

Motivo #1 – Falta de Ração Balanceada

como evitar que as galinhas comam os proprios ovosSe você está fornecendo apenas milho para suas aves, saiba que, em algum momento, elas iram começar a beber os próprios ovos.

Isso acontece devido à falta de proteína e cálcio na dieta das aves.

Portanto, uma maneira eficiente para evitar prejuízos com a perda de ovos em sua criação de galinhas caipiras é oferecendo uma alimentação balanceada para suas aves.

Motivo #2 – Fornecimento de Água de Baixa Qualidade

como evitar que a galinha beba ovoFornecer água de boa qualidade para as aves além de reduzir o consumo de ovos pelas aves irá prevenir uma série de doenças em seu plantel.

Você deve oferecer uma água limpa, livre de mau cheiro, sem contaminação e, de preferência, em uma temperatura bem abaixo da temperatura ambiente.

Seguindo essas dicas simples você irá reduzir ou até mesmo eliminar de uma vez por todas que as galinhas quebrem e babem os próprios ovos.

Dica Para Evitar Que a Galinha Beba os Próprios Ovos

Depois de oferecer uma ração balanceada e água abundante e em uma boa temperatura, você irá fazer o seguinte procedimento:

  • Colher os ovos pelo menos três vezes ao dia.
  • Coloque ovos de gesso espalhado pelo galinheiro.

Com essas duas dicas você vai reduzir muito que as galinhas comam os ovos em seu galinheiro.

O Que Fazer se Depois de Tudo isso as Galinhas Continuarem Bebendo os Próprios Ovos?

Existem casos que, mesmo fazendo todas as boas práticas de manejo a galinha continuará bebendo os ovos.

Nesses casos, entendemos que a galinha está “viciada” em beber os próprios ovos.

Aí a coisa complica um pouco…

Sabe aquele ditado que eu comentei no início do texto?

Pois é, era uma referencia a essa possibilidade.

Algumas galinhas não vão parar de beber os próprios ovos e a única alternativa é fazer o que ela está pedindo. Transformá-la em canja. (risos)

No vídeo abaixo o avicultor Aldair Mascarenhas, proprietário da Granja Mascarenhas, apresenta outros motivos pelos quais as galinhas comem os próprios ovos.

Por hoje é isso…

Se você está precisando de mais informações sobre o manejo correto na criação de galinhas caipiras, sugiro que baixe o nosso Guia Criação de Galinhas (é grátis)

Se você conseguiu resolver esse problema em sua criação, deixe aqui nos comentários qual foi o manejo que você realizou.

Isso vai ajudar a nossa comunidade.

Forte abraço e fiquem todos com Deus!

 

 

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/