COMO CRIAR GALINHA CAIPIRA DE FORMA LUCRATIVA?

como criar galinha caipira

Por muitas vezes, pequenos erros na forma de como criar galinha caipira pode nos levar a grandes perdas em nossas propriedades e, com isso, não atingirmos o rendimento máximo das nossas aves. Saiba como criar galinha caipira de forma lucrativa e aprenda como solucionar alguns desses problemas de forma muito simples e eficaz.

Hoje nós vamos falar um pouquinho sobre como conseguir bons lucros na avicultura executando boas práticas de manejo em nosso projeto de criação de galinha caipira.

  • Você tem ou pretende ter uma criação de frangos caipiras?
  • Está precisando de informações sobre como criar galinha caipira e desenvolver um sistema que possa aumentar a produtividade da sua criação? 

Saiba que você está no lugar certo, aqui no nosso blog vamos trocar algumas idéias e experiências de como obter lucro criando galinhas no sistema alternativo de forma profissional e sistemática.

Ontem, eu recebí um e-mail de um criador de galinhas caipiras que mora lá em Januária, MG, e que gostaria de saber como criar galinha caipira e qual era a melhorar maneira de aumentar a produção de suas aves, pois, conforme suas próprias palavras, “de uns tempos para cá, elas não vem produzindo nem o suficiente para pagar o milho que come”.

E as dúvidas que ele me relatou, de certa forma, pode estar acontecendo com muitos criadores no Brasil inteiro que não estão sabendo como criar galinha caipira de forma profissional.

A primeira questão está relacionada com a raça de galinhas que ele está criando em sua propriedade.

Pessoal, está comprovado que criar galinhas sem raça definida não trás retorno econômico, em função da baixa produtividade de carne e ovos que essas aves possuem. A conversão alimentar das galinhas “pé duro” é muito ruim, ou seja, consomem muita ração e produzem poucos ovos ou carne.

como criar galinha caipira

O primeiro passo, para resolver esse problema, é fazer uma aquisição de aves de raça pura que tenha dupla aptidão ou que tenha uma característica específica para produção de carne ou ovos.

Outra questão importante de como criar galinha caipira é com relação à alimentação das aves, se você está oferecendo apenas milho para suas aves, fique sabendo que elas estão recebendo uma alimentação deficiente em alguns nutrientes que são importantíssimos para uma boa produção de carne ou ovos.

Na criação de galinha caipira devemos sempre oferecer a alimentação adequada para cada fase de vida da ave.

Em seu e-mail ele descreve também que tem um galinheiro, de mais ou menos seis metros quadrados, onde ele abriga as galinhas (82 aves) durante a noite e em épocas chuvosas.

Um fator muito importante de como criar galinha caipira e que não é uma prática comum nos criatórios, é o dimensionamento correto para a construção do galpão (galinheiro). Um projeto adequado para 80 aves deveria ter, pelo menos, oito metros quadrados.

No momento da construção do galpão existem outros fatores que devem ser levados em consideração para que as aves tenham um ambiente onde elas possam receber as condições ideais para um desempenho eficiente.

Por último, e não menos importante, devemos oferecer às aves uma fonte de água fresca e potável em recipientes que devem ser limpos todos os dias, para evitar que haja contaminação por fungos e bactérias em seu plantel.

RECAPITULANDO SOBRE COMO CRIAR GALINHA CAIPIRA DE FORMA LUCRATIVA

  1. Faça a escolha correta da raça conforme seus objetivos de produção (corte, postura ou dupla aptidão)
  2. Forneça ração balanceada para cada fase de criação (inicial, crescimento, postura ou terminação)
  3. Dimensione corretamente o galpão (no máximo 10 aves por metro quadrado)
  4. Cuide da limpeza/higiene dos utensílios do aviário
  5. Sempre ofereça água de qualidade e à vontade para as aves

É evidente que existem outras práticas de como criar galinha caipira e que devem ser executadas por quem pretende manter um criatório de galinhas caipiras. Portanto, é fundamental que os avicultores implementem essas práticas afim de alcançar melhores resultados em suas propriedades.

Veja, no vídeo abaixo, mais informações sobre criação de galinhas caipiras.

Se você quer saber mais sobre como criar galinha caipira e conhecer o manejo ideal em um sistema de criação, convido você a baixar o Guia Completo de Criação de Galinhas Caipiras para você aplicar em sua avicultura as melhores práticas e com isso aumentar a lucratividade em sua propriedade.

E caso esse artigo tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com o seu grupo de amigos que precisam dessas dicas e por favor, deixe o seu comentário aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para mim, ok?

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/

  • Dariam maria guedes sampaio

    Gostaria de receber o guia completo de criação de galinhas caipiras.

    • http://www.criargalinha.com.br/ Valdir Rocha

      Olá Dariam,

      Para receber o seu Guia de Como Criar Galinha Caipira, basta colocar o seu e-mail neste formulário que aparece no topo do blog. Depois é só abrir a sua caixa de e-mail e fazer a confirmação. Em seguida eu lhe envio o Guia para seu e-mail cadastrado, certo?

      Abraço!