Chocadeira – 8 Dicas Que Você Precisa Saber Antes de Comprar a Sua

chocadeira duvida

Você está pensando em comprar uma chocadeira ? Já fez a escolha do modelo que melhor atende as suas exigências? Antes de fechar o negócio, eu tenho 8 dicas que podem contribuir na tomada de decisão para a compra da sua chocadeira.

No Brasil, existem uma variedade enorme de modelos de chocadeira, cabe ao comprador conhecer um pouco de todo o processo que envolve o ato de incubar ovos para que o mesmo não se decepcione depois de realizar a compra.

Em um projeto de criação de galinhas caipiras não tem como o avicultor obter um resultado eficiente aplicando apenas o processo natural na incubação dos ovos, ou seja, usando as galinhas para fazer esse processo.

Isso se deve ao fato de não ter como o avicultor controlar o momento exato para a incubação dos ovos, ficando o mesmo dependendo exclusivamente da “boa vontade” das suas galinhas esperando o momento natural do choco.

A medida mais indicada para quem tem um projeto de criação de galinhas caipiras para fins comerciais é exatamente adquirir uma chocadeira elétrica automática para substituir o processo natural de incubação.

Este é um processo que aumenta, consideravelmente, os lucros do avicultor, pois tendo em sua propriedade uma máquina que possibilite fazer a incubação no momento em que mais lhe agrada ele pode liberar as galinhas apenas para fazer a postura dos ovos.

Outro ponto importante é que o avicultor não fica dependente da compra de pintos de um dia, pois se todo o projeto for bem elaborado ele tem como planejar o nascimento dos pintos que vão dar seguimento na sua criação e com isso, não vai faltar aves para a venda no seu mercado consumidor.

Segue abaixo algumas dicas que podem auxiliar o avicultor no momento da compra da sua chocadeira elétrica automática.

1 – PREFIRA AS CHOCADEIRAS COM CONTROLE AUTOMÁTICO DE TEMPERATURA

chocadeira suprema a mais eficiente do BrasilPara que esse processo transcorra com mais tranqüilidade o mais aconselhável é que o avicultor faça a compra de uma máquina que tenha um bom sistema de controle de temperatura, ou seja, que não oscile além da temperatura ideal que fica entre 37,2 e 37,8.

2 – ESCOLHA UM MODELO QUE ATENDA AS EXIGÊNCIAS DE UMIDADE INTERNA

chocadeira suprema - melhor taxa de umidadeOutro parâmetro muito importante no processo de incubação de ovos é referente à umidade interna da câmara de incubação. Se esse fator não for devidamente atendido pela máquina, todo o processo pode ser comprometido.

A umidade ideal varia entre 65% e 75%, ela permite que o embrião desenvolva saudável e que não cole na membrana interna do ovo.

3 – NÃO BASTA CIRCULAR O AR, TEM QUE HAVER OXIGENAÇÃO ADEQUADA

chocadeira suprema - melhor sistema de oxigenaçãoComo é do conhecimento de todos, dentro do ovo existe vida e, obviamente, para que haja vida, tem que haver oxigênio suficiente dentro da câmara de incubação, não é mesmo?

Em média, um ovo de 57g tem entre 7.000 e 17.000 poros que possibilitam que o embrião faça a troca gasosa (oxigênio/gás carbônico) e se o projeto da incubadora não levar em consideração esse fator, dificilmente o produtor vai atingir os melhores índices de eclosão em sua chocadeira.

Por isso, não basta que a chocadeira tenha um circulador de ar dentro da câmara de incubação, além desse componente (que deve estar ajustado na velocidade correta) tem que haver um sistema que faça a troca de ar dentro da mesma, possibilitando a entrada de oxigênio e saída de gás carbônico para que o embrião possa se desenvolver de forma equilibrada.

Dessa forma, a qualidade do ar dentro da incubadeira deve atingir  21% de oxigênio e, no máximo, 0,25% de gás carbônico.

4 – ESCOLHA UM SISTEMA DE VIRAGEM AUTOMÁTICO QUE FAÇA UM GIRO DE 45 GRAUS

chocadeira suprema - viragem dos ovos 45 grausA viragem dos ovos é uma prática muito importante no processo de incubação. Em conjunto com a umidade ela evita que o embrião cole na membrana interna do ovo.

A viragem correta, além de garantir a temperatura adequada em toda circunferência do ovo, facilita a circulação sanguínea durante o processo de desenvolvimento do embrião.

O sistema mais eficiente de viragem dos ovos é aquele que atinge uma inclinação de 45 graus para direita e para esquerda em intervalos de 2 horas.

5 – DÊ PREFERÊNCIA POR MODELOS QUE TENHA OVOSCÓPIO EMBUTIDO

A realização da ovoscopia na seleção dos ovos, no sétimo e no décimo quarto dia do processo de incubação é fundamental para que o avicultor possa evitar a possibilidade de “explosão” do ovo dentro da chocadeira e com isso contaminar todos os ovos dentro da mesma.

Outro benefício deste exame é saber exatamente quantos ovos estão com seu processo de desenvolvimento embrionário transcorrendo normalmente. Além de possibilitar a identificação de em que período da incubação os embriões estão morrendo.

O ovoscópio não é um item indispensável em um projeto de chocadeira, pois, de forma muito simples, você irá conseguir fazer o exame dos ovos até com a lanterna do seu aparelho de telefone celular.

6 – PREFIRA AS CHOCADEIRAS AUTOMÁTICAS QUE FACILITAM A HIGIENIZAÇÃO INTERNA

chocadeira suprema - a melhor chocadeira eletrica do mercadoA limpeza e higienização da chocadeira, depois da realização da incubação, é extremamente importante para que as futuras incubações não sejam contaminadas com vírus, fungos e bactérias provenientes da incubação anterior. Isso evita, em grande parte, as mortes embrionárias durante a incubação dos ovos.

7 – O TIPO DE MATERIAL DA PORTA PODE INTERFERIR NA TEMPERATURA INTERNA

chocadeira suprema - melhor taxa de eclosãoNa escolha da sua chocadeira você deve sempre preferir os modelos que tem em suas portas um menor tamanho de vidro possível, pois esse material não é um bom isolante térmico e em função disso os ovos que ficam mais próximos da porta sofre uma maior variação de temperatura o que pode levar a sérios problemas de incubação.

8 – FAÇA SEMPRE A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DA SUA CHOCADEIRA ELÉTRICA

Antes de iniciar o processo de incubação dos ovos o avicultor deve conferir se todos os componentes da sua chocadeira estão funcionando corretamente. Por isso é aconselhável que o avicultor ligue a sua incubadeira três dias antes de colocar os ovos para iniciar o processo de incubação.

A dica é a seguinte: tenha sempre uma resistência e circuladores internos sobressalentes afim de evitar problemas durante o processo de desenvolvimento do embrião.

COMO EU RESOLVI OS MEUS PROBLEMAS COM CHOCADEIRAS…

Depois de passar por muitos problemas com incubação de ovos em alguns modelos de chocadeiras existentes no mercado, resolvi eu mesmo a fabricar as minhas chocadeiras.

Depois de muito tempo aperfeiçoando o meu projeto, cheguei a um modelo que está alcançado taxas de eclosão comparadas às incubadoras industriais.

Veja no vídeo abaixo o modelo que eu enviei para o Marcos Moreira, criador de Galo Índio Gigante e proprietário do Criatório Moreira em Governador Valadares – Minas Gerais.

Se você precisa de mais informações sobre o processo de incubação de ovos, eu sugiro que baixe, agora mesmo, o Guia Completo de Criação de Galinhas, nele você encontra mais informações sobre classificação de ovos para incubação, limpeza/higienização, armazenamento e também tudo sobre manejo, sanidade, melhoramento genético e alimentação de galinhas caipiras.

Obs: se você não receber o nosso Guia de Criação em até 15 minutos em sua caixa de mensagens, entre em contato através no email [email protected]

Caso esta informação tenha sido útil para você, eu peço que compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe o seu comentário aqui em baixo, ele é muito importante para mim!

Forte abraço e fiquem todos com Deus!

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/