Qual a Melhor Raça de Galinha Para Começar Uma Criação de Poedeiras Caipiras

qual melhor raça de galinha caipira poedeiraOpa! Tudo em paz?

Eu tenho recebido um grande número de perguntas dos leitores aqui do blog querendo saber qual a melhor raça de galinha para começar uma criação de poedeiras caipiras.

Desse modo, eu resolvi fazer este artigo para passar algumas dicas que eu entendo que são extremamente importantes no momento de iniciar a formação do plantel de poedeiras.

Vamos juntos?

Antes, gostaria de esclarecer que este conteúdo não é destinado para quem está pretendendo montar uma criação de grande escala (industrial).

O objetivo é passar algumas informações que possam ser de grande valia para o pequeno criador que está desenvolvendo um projeto para criação de galinhas poedeiras no estilo caipira.

A escolha da raça para iniciar uma criação de galinhas poedeiras caipiras que possa trazer um retorno financeiro para o pequeno avicultor não é uma tarefa simples.

Assim sendo, vou apresentar pra você algumas raças híbridas comerciais que podem ser usadas para que você possa iniciar sua criação de galinhas poedeiras no sistema caipira.

Dica importante:

Para que você possa ter bons resultados em uma criação de galinhas poedeiras caipiras minha sugestão é que você tenha apenas 10% de galinhas caipiras tradicionais, aquelas da criação de fundo de quintal feita pela vovó.

Pois, as aves caipiras tradicionais não vão garantir um retorno financeiro viável para uma produção comercial.

Melhores raças de galinhas híbridas para serem criadas no sistema caipira

Essas são algumas linhagens de galinhas híbridas que estão sendo usadas em sistemas caipiras por muitos avicultores familiares.

O objetivo é oferecer ao mercado consumidor um produto de alta qualidade e com excelente valor agregado.

  • Isa Brown

galinha poedeira isa brownA galinha Isa Brown vem sendo usada na criação industrial há mais de 30 anos.  É uma ave com excelente conversão alimentar e com uma postura de aproximadamente 300 ovos de casca marrom por ciclo de postura.

  • Hisex Brown

raças de galinhas poedeiras caipiras hisex brownA linhagem de Hisex Brown é muito parecida com a Isa Brown.  A dica é adquirir a que for mais fácil de ser encontrada em sua região.

  • Embrapa 051

galinha poedeira embrapa 051Essa é uma galinha poedeira híbrida desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves.

Assim como as duas linhagens apresentadas acima, a Embrapa 051 é uma ave com excelente produção de ovos de casca marrom durante o seu ciclo de postura.

Ao final do ciclo de produção a ave pode alcançar o peso corporal de aproximadamente 2.200kg.

  • GLZ – Galinha do ovo azul

raça de galinha glz avifranÉ uma ave desenvolvida pela empresa Avifran. Com origem da galinha caipira tradicional, essa linhagem vem sendo usada com muita aceitação pelos criadores de galinhas no sistema caipira. A GLZ pode alcançar uma produção de aproximadamente 290 ovos por ciclo de postura.

  • GLK – Galinha Bankiva

raça de galinha glk avifranAssim como a GLZ, essa poedeira também foi desenvolvida pela Avifran. É uma ave com produção semelhante ás galinhas Isa Brown e Hisex Brown.

  • GLJ – Galinha Carijó

raça de galinha kgj avifranEssa também foi desenvolvida pela Avifran. É uma ave ideal para quem está interessado em montar na criação de galinhas poedeiras caipiras. Assim como as demais, possui uma excelente conversão alimentar e alta produção de ovos.

Dica para criação de galinhas poedeiras caipiras

Como dito acima, o ideal é que o avicultor monte o seu plantel com apenas uma parte de aves caipiras tradicionais.

Minha sugestão é que o avicultor adquira exemplares de todas as linhagens acima mencionadas e forme um plantel incluindo as galinhas caipiras tradicionais.

Desse modo, você terá ovos com uma coloração diversificada.

Visualmente, isso agrada muito ao consumidor que está procurando um produto com as características dos ovos caipiras tradicionais.

Veja no vídeo abaixo como o avicultor Rodrigo Neves, proprietário do Criatório Neves, está fazendo em sua propriedade para atender o mercado de ovos caipira de sua região.

É isso…

Para mais informações sobre o processo de criação de galinhas no sistema caipira, sugiro que baixe o nosso Guia de Criação (é grátis).

Deixe aqui abaixo suas dicas de manejo aí em sua propriedade. Isso vai ajudar muitos criadores que estão iniciando nessa atividade!

Forte abraço e fique com Deus!

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/