OVOS GALADOS – UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O PEQUENO AVICULTOR

ovos galados no ovoscopio

Hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre um assunto que vem deixando os criadores de galinhas caipiras com muitas dúvidas. Trata-se da aquisição de ovos galados (férteis) para renovação de plantel.

Antes de iniciarmos tenho duas perguntas para lhe fazer:

1 – Você está pensando em melhorar a qualidade genética do seu plantel de galinhas caipiras?

2 – Já escolheu a raça ideal para o seu objetivo de criação?

Se a sua resposta foi afirmativa para uma das duas perguntas feitas acima ou para ambas, talvez possamos lhe ajudar com algumas informações que são importantíssimas na hora de decidir por qual meio usar para fazer o melhoramento genético do seu plantel.

Recentemente, recebi um e-mail de um leitor do nosso blog que gostaria de receber algumas informações sobre as formas de fazer um melhoramento genético em suas galinhas caipiras.

Segundo o leitor, as suas galinhas já vinham produzindo ha aproximadamente dois anos e que de alguns meses para cá as galinhas começaram a pôr ovos galados com cascas muito deformadas, pequenos. Ou seja, sem qualidade para fazer a incubação dos mesmos.

Em função de todos esses problemas, ele pensou em fazer uma troca dessas aves para que pudesse alcançar um melhor rendimento das suas galinhas e com isso conseguir matrizes que botassem ovos galados com as características necessárias para uma incubação que lhe trouxesse altas taxas de eclosão (nascimento)

Porém, o grande problema encontrado foi em decidir por qual meio usar para fazer a troca de suas aves:

Fazer a aquisição de frangas ou optar pela compra de ovos galados (férteis), eis a questão…

A primeira coisa que fizemos foi perguntar para o nosso leitor se havia em sua região algum criador de galinhas de raça pura que pudesse atendê-lo prontamente. E para essa questão recebemos uma resposta NEGATIVA.

Tendo em vista que não havia um criador de aves de raça pura na região onde ele morava, ficava muito difícil para o mesmo fazer uma compra de aves vivas (pintainhas ou frangas) para que pudesse atender a sua demanda.

Dessa forma, orientamos o nosso leitor para que fizesse uma pesquisa na internet para conseguir contatos com alguns produtores dessas aves e que pudessem lhe enviar ovos galados para que ele fizesse a incubação dos mesmos em sua propriedade através de um processo artificial (chocadeiras elétricas e automáticas)

Feito isso, outras dúvidas surgiram:

  • Será se não vou comprar “gato por lebre”? Ou seja, vão me enviar ovos de raças diferentes das que eu preciso?
  • Qual será a taxa de eclosão dos ovos?
  • O prazo para a entrega, não vai ultrapassar o período ideal para a incubação?
  • E se não nascer nenhum pintinho, tenho que pagar assim mesmo?

Calma, muita calma nessa hora… Vamos às respostas:

ovos no ninho

SERÁ SE NÃO VOU COMPRAR “GATO POR LEBRE”? OU SEJA, VÃO ME ENVIAR OVOS DE RAÇAS DIFERENTES DAS QUE EU PRECISO?

Os maiores criadores de aves de raça pura, na sua grande maioria, sempre agem com muita honestidade e profissionalismo, tendo uma preocupação muito grande em manter suas aves em baias separadas por cada raça e com um código que identifica cada ave.

Dessa forma é possível manter um controle absoluto sobre a origem de cada ovo, tendo o registro diário de onde foi colhido, a data da postura e quem são as aves envolvidas no cruzamento (no caso, o galo e a galinha). Esse processo é conhecido como rastreabilidade.

QUAL SERÁ A TAXA DE ECLOSÃO DOS OVOS GALADOS?

Com relação à taxa de eclosão, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração e que são de suma importância para que os ovos tenham uma boa taxa de eclosão (nascimento).

O primeiro fator está ligado à quantidade de galinhas para cada galo. Em geral, é recomendado que as famílias de aves devam ser formadas obedecendo um limite máximo de 10 galinhas para cada galo. Com essa prática é possível manter um alto índice de fertilidade dos ovos e por consequência uma taxa de eclosão variando entre 80 e 90%

O PRAZO PARA ENTREGA, NÃO VAI ULTRAPASSAR O PERÍODO IDEAL PARA A INCUBAÇÃO DOS OVOS?

Esse é, na verdade, o maior problema enfrentado pelos aviários profissionais quando se trata de venda de ovos galados (férteis).

Você sabe que o prazo ideal para a incubação de ovos é de no máximo quatro dias após a postura e que depois desse período a taxa de eclosão dos ovos galados vão caindo vertiginosamente, não é mesmo?

Pois é… o grande problema mora exatamente aí!

Vamos fazer uma continha simples…

Suponhamos que um aviário possua apenas uma família de cada raça, ou seja, 10 galinhas. Para que o mesmo possa atender um pedido de apenas uma dúzia de ovos galados, serão necessários dois dias, certo?

Agora vamos imaginar que os Correios façam essa entrega dentro de cinco dias corridos, ok?

Só aí já se foram sete dias corridos, não é mesmo? Portanto, o prazo ideal para a incubação foi ultrapassado em três dias. Isso leva a taxa de eclosão a uma queda considerável.

Outros problemas como tipo de embalagem usada no transporte, manuseio, temperatura de armazenagem, higienização dos ovos e idade das matrizes, também podem contribuir para uma queda na taxa de nascimento dos pintainhos.

Você deve estar pensando… Isso é muito complicado e não vale apena todo esse trabalho para trocar o meu plantel. Porém está comprovado que o sucesso de uma criação de galinhas caipiras depende, basicamente, de um bom lote de matrizes.

Olha só, considerando tudo isso, se ao final do processo o comprador conseguir uma taxa de eclosão (nascimento) em torno de 50%, certamente, torna a aquisição de ovos galados uma alternativa viável do ponto de vista econômico. Pois com essas aves em seu plantel será possível obter uma grande melhoria na produção de suas galinhas.

E SE NÃO NASCER NENHUM PINTINHO, TENHO QUE PAGAR ASSIM MESMO?

Nesse tipo de transação, o risco pelo resultado negativo, ou seja, perda dos ovos após a incubação é de responsabilidade do comprador. Ficando o vendedor responsável apenas pela entrega do produto (no caso, os ovos galados).

Veja, no vídeo abaixo, mais informações com o criador de aves ornamentais Mário Salviato.

É isso… Se você está precisando de mais informações sobre como criar galinhas caipiras de forma profissional, eu lhe convido a baixar o nosso Guia Completo de Criação de Galinhas. Nele, você vai encontrar todas as informações para desenvolver uma criação lucrativa de galinhas caipiras, desde a incubação até o abatedouro.

E caso esse artigo tenha lhe ajudado na aquisição de ovos galados, aproveite para compartilhá-lo com o seu círculo de amigos que possam estar precisando dessas informações.

Ah! Por favor, deixe o seu comentário aqui embaixo, ele é muito importante para mim! Só assim eu fico sabendo se estou no caminho certo e como ajudar o maior número de pessoas, ok?

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/