Galo Indio Gigante – O Nelore da Avicultura

galo indio gigante

Atendendo uma grande quantidade de pedidos, vamos falar  um pouquinho sobre a raça de galo indio gigante.

Esta ave se tornou muito popular entre os criadores de galinha caipira devido as melhorias genéticas que ela pode transferir para a criação tradicional. Hoje ele está sendo considerado o “nelore da avicultura

Conheça Um Pouco Mais Sobre o Galo Indio Gigante…

Entre os criadores de galinhas caipiras, não há quem nunca ouviu falar da raça de galo indio gigante e eu tenho absoluta certeza que essa não é a primeira vez que você ouve falar dessa ave, não é mesmo?

Assim como a raça de boi nelore se tornou popular entre os agropecuaristas em todo território nacional, esta linhagem de galinhas vem conquistando a admiração de muitos avicultores interessados em fazer o melhoramento genético de seu plantel.

Desenvolvidos nos estados de Goiás e Minas Gerais, depois de um logo período de cruzamentos entre raças diferentes, entre elas o shamo e o malayo, o indio gigante, pouco a pouco, vem ganhando destaque pelas características físicas alcançadas.

O Indio gigante quando adulto, pode alcançar uma envergadura (medida da ponta da unha até a ponta do bico) de mais de um metro e as fêmeas não ficam muito atrás nesse quesito, chegam a ultrapassar noventa e cinco centímetros.

As aves da raça indio gigante apresentam uma boa conversão alimentar (consumo de ração x ganho de peso) e uma rusticidade excelente, sem dispensar os cuidados de manejo essenciais em todo tipo de criação de galinhas.

ASSIM COMO O TAMANHO, O PREÇO TAMBÉM É “GIGANTE”

Diante de tantas qualidades, fica justificado o preço que o indio gigante têm alcançado no mercado da avicultura familiar.

Os grandes criadores da raça indio gigante vêm cobrando um preço considerável pelas aves, em comparação com os preços das galinhas comuns, conhecidas popularmente como “galinhas de pé duro”.

● A Dúzia de ovos custa em média 150,00

● Os Pintainhos de um a sete dias custam em média 15,00

● Os Frangos e frangas com 5/6 meses, 200,00

● Os Galos e galinhas indio gigante custam acima de 400,00

  • Obs. Dentro da raça, existem as aves diferenciadas. Em função disso, são comercializadas a preços bem superiores a estes.

O MANEJO É MUITO SIMPLES!

O manejo de criação do indio gigante é o mesmo destinado ao sistema de criação do modelo extensivo, ou seja, alojamento adequado, sombreamento, ração balanceada, áreas de piquetes com pastagens de boa qualidade e vacinações conforme as doenças que mais atacam as aves nas regiões onde serão criadas. (consulte um médico veterinário)

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO GALO INDIO GIGANTE:

Mas você deve estar se perguntando: como reconhecer o verdadeiro índio gigante e não ser enganado na hora de comprar as aves dessa raça?

O ideal é que você possa visitar os criatórios ou buscar indicações das pessoas que já compraram essas aves de algum criador qualificado. Além de fazer um reconhecimento das características morfológicas das mesmas.

     As canelas, bico e pele apresentam uma coloração amarelada.

      Apresenta poucas penas, de forma macia e multicolorida

      Não há um padrão único de crista, podendo ser: bola ou ervilha.

      Barbelas de tamanho bastante reduzido (em média 1cm) com exceção do barbela de boi

      A cor dos olhos pode ser: azuis, verdes ou levemente alaranjados

      Pernas bastante alongadas e pescoço comprido e arqueado

    A ave possui um dorso longo e os músculos das coxas bem desenvolvidos

   Os machos, quando adultos, atingem de 4,5 a 8,5 kg. Em casos especiais ultrapassam os 10 kg

   As fêmeas pesam acima de 3 kg e pôem, em média, 160 ovos por ano

MELHORAMENTO GÉNETICO

Além do mais, o galo indio gigante consegui transferir para seus descendentes todas as características atribuídas à galinha caipira: carne com fibras mais firme, baixo teor de gordura e um sabor diferenciado.

O resultado do cruzamento do galo indio gigante com as galinhas de raça pura, por exemplo: Plymouth Rock, New Hampshire, Rohde Island, Lith Sussex, Gigante de Gersey, Turkem ou até mesmo com a caipira comum, é uma ave com uma precocidade maior e um ganho de peso acelerado, ficando pronto para o abate em torno de 85 dias e alcançando um peso médio de 2,5 kg.

Portanto, se você também está interessado em criar o galo indio gigante, saiba que, de fato, ele pode trazer grandes melhorias para o seu criatório e com isso aumentar a produtividade do seu plantel.

Veja, no vídeo abaixo, mais informações sobre a raça Indio Gigante com o criador Antonio Carlos.

Caso você queira saber mais sobre o manejo ideal na criação das galinhas índio gigante, convido você a baixar o Guia Completo de Criação de Galinhas Caipiras, para ter em suas mãos um material importantíssimo sobre como obter bons resultados em sua avicultura.

Caso esse artigo tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com os seus amigos que precisem dessas informações sobre o galo indio gigante e por favor, faça um comentário aqui embaixo, ok? Sua participação é muito importante para mim!

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/