Galo de Raça – Prática de Melhoramento Genético

galo de raça 3E agora? Já sei que para alcançar melhores resultados em minha criação de galinhas caipiras eu preciso de um bom galo de raça para fazer o cruzamento entre as aves.

O problema é: Como, de fato, eu devo fazer um programa de melhoramento genético em minha criação de galinhas?

Essa tem sido uma pergunta muito freqüente entre os visitantes do nosso blog.

E para tentar esclarecer um pouquinho sobre esse tema, resolvemos mostrar algumas aplicações simples que possam ser feitas aí mesmo na sua propriedade.

Antes de discorrer sobre o assunto eu gostaria de deixar claro que o meu objetivo não é apresentar um estudo complexo sobre o processo de melhoramento genético que é comumente usado no desenvolvimento da avicultura industrial. Não tenho essa pretensão!

Ao contrário, quero mostrar, de forma simplificada, algumas aplicações práticas que possam ser feitas nas pequenas e médias propriedades, de modo que todo avicultor familiar possa adotar em seu plantel de galinhas caipiras com o objetivo de maximizar os resultados em seu projeto de avicultura, utilizando um bom galo de raça.

galo de raça geneticaUm dos fatores que tem tornado a avicultura industrial brasileira uma potencia no mundo, está ligada diretamente com estudos desenvolvidos no campo da genética.

E para que os pequenos avicultores familiares alcancem resultados satisfatórios na criação de galinhas caipiras, é fundamental adotar algumas práticas que podem fazer a diferença para obter uma ave mais precoce, com melhor conversão alimentar e com um maior rendimento de carcaça.

Você conheceu em nosso guia de Como Criar Galinha Caipira as raças mais indicadas para um projeto de criação de galinhas, agora é só escolher as raças que mais se adaptam ao seu objetivo de criação e, com isso, formar as famílias entre as mesmas.

Para facilitar a compreensão de como selecionar as aves para formação do plantel de galinhas caipiras na sua avicultura, segue um exemplo de como deve ser feito o acasalamento entre o galo de raça e as galinhas caipiras que você escolheu.

CRUZAMENTOS ENTRE GALO DE RAÇA PURA X GALINHA HÍBRIDA

Entre todas as raças de galinhas híbridas apresentadas no GUIA, é possível fazer um acasalamento para obtenção de aves com aptidões para ganho de peso e postura de ovos tipo caipira.

Se o seu objetivo for criar aves para abate, deve-se evitar o cruzamento entre galo de raça pura com galinhas híbridas exclusivas para postura.

CRUZAMENTOS ENTRE GALO DE RAÇA PURA X GALINHA PÉ DURO

O acasalamento entre galinha pé duro e galo de raça pura, não é uma boa combinação em função da baixa produtividade que essas aves apresentam, tanto de ganho de peso quanto em postura de ovos. É melhor evitar!

CRUZAMENTO ENTRE GALINHA DE RAÇA PURA X GALO PÉ DURO

Assim como no caso citado acima, o resultado deste cruzamento não favorece as qualidades exigidas na avicultura familiar. Como eu já disse: é melhor evitar!

CRUZAMENTO ENTRE GALINHA DE RAÇA PURA X GALO HÍBRIDO

Esse esquema de acasalamento também pode trazer bons resultados de ganho de peso na criação de galinha caipira. Desde que o galo híbrido não seja de linhagem para postura.

CRUZAMENTO ENTRE GALO HÍBRIDO X GALINHA HÍBRIDA

Esse é um cruzamento que também deve ser evitado, principalmente se as aves forem da mesma linhagem.

CRUZAMENTOS ENTRE RAÇAS PURAS DIFERENCIADAS

galo de raça 2Os cruzamentos entre as diferentes raças podem ser feitos livremente. Porém, eu aconselho que você tenha um objetivo para essa finalidade.

Para obter aves pesadas, deve-se usar galo de raça pesado x galinha de raça pesada.

Para obter aves para dupla aptidão, usa-se galo de raça pesado x galinha para postura ou mista.

Nos dias atuais, em função de ter a pele amarelada e a cor da casca dos ovos na tonalidade marrom, os galos de raça de origem americana são os mais usados nos cruzamentos pra obter descendentes para a criação de galinha caipira.

CRUZAMENTO ENTRE O GALO DE RAÇA INDIO GIGANTE X GALINHAS DE RAÇA PURA E HÍBRIDAS

Com o surgimento do galo índio gigante, ave de origem brasileira, os criadores de galinhas caipiras passaram a ter no mercado um reprodutor com todas as características que qualificam a galinha caipira. São elas: Sabor de carne diferenciado, alta rusticidade, fácil adaptação em todas as regiões brasileiras e pouca plumagem.

O galo de raça índio gigante, além de ter todas essas qualidades, consegue transmitir aos seus descendentes um crescimento maior do que as aves caipiras tradicionais e, por consequencia, um ganho de peso mais acelerado.

Esta ave tem demonstrado bons resultados quando cruzado entre as raças puras americanas e hibridas em geral. Vamos valorizar o que é nosso!

É isso… Se você precisa de mais informações sobre as boas práticas na criação de galinhas caipiras, eu aconselho que você baixe, agora mesmo, o Guia Completo de Criação de Galinhas. Faça como milhares de avicultores inteligentes!

Veja, no vídeo abaixo, o resultado de um cruzamento que vem fazendo sucesso em uma fazenda no município de Batalha, no Piauí.

Se o que você viu até aqui foi útil para você, eu gostaria muito que você deixasse um comentário aqui embaixo e que compartilhasse este conteúdo nas redes sociais. Dessa forma, podemos beneficiar um maior número de avicultores, certo?

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/

  • Eduardo

    Muito Obrigado e parabéns Valdir, seu blog e conhecimento sobre o assunto ajuda grandemente a troca de idéias para as pessoas como eu que se interessam em criações de galinhas. ;)

    • http://www.criargalinha.com.br/ Valdir Rocha

      Valeu Eduardo!

      Muito obrigado pelo comentário.

      Abraço!