Galinha Brahma – Uma Raça Que Encanta Por Sua Elegância

galinha brahma em destaque2

Entre as galinhas de raça pura a galinha Brahma tem merecido destaque em função de sua beleza racial. A suas penas multicores, crista do tipo ervilha, seu porte avantajado e aquele detalhe charmoso das penas nas canelas e pés, de fato, causa nos amantes da avicultura uma paixão instantânea pela raça.

Qual a Origem da Raça?

A raça de galinha Brahma enfrenta uma incerteza muito grande com relação a sua origem. Acredita-se que a raça foi desenvolvida nos Estados Unidos no ano de 1840, tendo como origem algumas aves grandes oriundas da China, conhecidas popularmente como “Shanghais”.

Um Pouco da História…

O processo de cruzamento de raças para a obtenção da galinha Brahma se deu com o uso de várias raças, entre elas, a Cochin, da China, e o Malaio, da Índia.

Como não havia nenhuma associação avícola naquele período que regulamentasse os padrões morfológicos da raça, houve uma grande confusão com relação ao nome da nova raça e a mesma chegou a ser chamada por diversos nomes, entre eles, Brahma Pootra. A ave recebeu esse nome em homenagem ao rio Brahmaputra, localizado na Índia.

No ano de 1853, o editor de um jornal da época resolveu encurtar o nome da raça para Brahma por uma questão muito curiosa, falta de espaço na folha de impressão do jornal. E assim ela ficou conhecida mundialmente.

Entre os anos de 1850 e 1930 a raça de galinha Brahma foi a principal raça de galinhas utilizadas para fornecimento de carne para a população americana. Em 1901, nos EUA, essas aves chegavam a alcançar o peso extraordinário de 8 kg para os machos e 6 kg para as fêmeas.

No final do ano de 1852, alguns exemplares da raça de galinha Brahma foram levados para Inglaterra como um presente para Rainha Victoria. A partir destas aves os ingleses desenvolveram a variedade Brahma Dark, que pesava um quilo a menos que a Brahma Light americana, e foi reenviada para os Estados Unidos.

Nas associações avícolas americanas são aceitas apenas três variedades das raças brahmas. As mesmas foram regulamentadas na seguinte ordem: Brahma Ligth e Brahma Dark foram padronizadas no ano de 1874 e a Brahma Buff em 1924.

A raça de galinha Brahma está presente em quase todos os aviários que trabalham com a oferta de aves para criação ornamental. E este tem sido o motivo da sua popularidade entre os pequenos avicultores brasileiros.

Devido o seu ganho de peso, quantidades de ovos marrons na fase de postura, carne firme e saborosa e uma fácil aclimatização nos climas tropicais, aqui no Brasil, os avicultores tem usado a raça de galinha Brahma para fins de melhoramento genético dos planteis de galinhas caipiras. E isso tem garantido bons resultados no que se refere a ganho de peso e produção de ovos.

Hoje, no Brasil, além das raças de galinha Brahma registradas no padrão americano, existe uma variedade muito grande de aves sendo comercializadas de forma descriminada. São elas: Brahma Perdiz, Brahma Silver, Brahma Blue, Brahma Columbian Blue, Brahma Splash, Brahma White, Brahma Black, entre outros.

Algumas Variedades da Raça de Galinha Brahma

Se você está querendo adquirir alguns exemplares da raça Brahma para melhorar a genética do seu plantel ou simplesmente para satisfaz objetivos ornamentais da sua propriedade, tenho certeza que você, assim como muitos, também vai se apaixonar pela elegância e docilidade que esta ave apresenta.

Galinha Brahma Ligth

Brahma Ligth

 

Galinha Brahma Dark

Brahma Dark

Galinha Brahma Buff

Brahma Buff

Galinha Brahma Perdiz

Brahma Perdiz

Galinha Brahma Blue

Brahma Blue

Galinha Brahma Bleck

Brahma Black

Caso você precise de informações sobre o manejo correto de como criar galinhas, eu sugiro que você baixe, agora mesmo, o Guia Completo de Criação de Galinhas Caipiras. Nele você vai encontrar uma série de conteúdos imprescindíveis para o desenvolvimento de um projeto de criação de aves de forma eficiente.

Veja, no vídeo abaixo, algumas variedades da raça brahma.

Por favor, deixe o seu comentário aqui embaixo. Ele é muito importante para mim!
Ah! Se possível, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, ok?

Sucesso Sempre!

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/