Aprenda Como Fazer Ração Para Galinha Caipira Poedeira

ração para galinha

É do conhecimento de todos os pequenos avicultores brasileiros que um dos maiores problemas que mais aumenta os custos nos projetos de criação de galinhas é exatamente a parte de fornecimento de ração para galinha caipira.

Se você está buscando alternativas para reduzir os seus gastos na sua propriedade, nós temos uma sugestão que vai economizar em até 30% os custos para alimentar suas aves.

Hoje eu recebi um e-mail de leitor do nosso blog que relatou alguns problemas que vem tirando o sono dele desde o dia em que ele iniciou uma pequena criação de galinhas caipiras para fins comerciais.

Ele descreveu a seguinte situação:

“…no início de 2014 eu comecei uma pequena criação de galinhas aqui na minha propriedade para atender o mercado aqui na minha cidade. Porém não imaginei que fosse encontrar tanta dificuldade para alimentar minhas aves. Iniciei oferecendo para os pintinhos apenas o farelo de milho e quando eles completaram 30 dias de vida eu passei a alimentar as aves com  o milho em grãos. O problema é que as minhas galinhas não estão desenvolvendo o suficiente para que eu possa fazer o abate com 85 dias…”

Um Problema Comum…

Pessoal, essa é uma prática muito comum entre os criadores de galinha caipiras em todo território nacional. E esse tem sido um dos problemas para impedir que o criador consiga ter sucesso em seu projeto de criação de galinhas.

COMO FAZER RAÇÃO PARA GALINHA CAIPIRA

O milho, como todos sabem, é um alimento muito usado para alimentação animal, só que ele não deve ser o único alimento na elaboração de uma ração para galinha caipira.

Uma dieta ideal deve conter todos os nutrientes para que as aves tenham um desenvolvimento saudável. Ou seja, que atenda toda a demanda por energia, proteínas, vitaminas e sais minerais.

Na maioria das formulações de ração para galinha caipira o milho é o ingrediente principal, mas para que a dieta atenda às exigências nutricionais de cada espécie, é necessário que haja um complemento com outros vegetais.

O farelo de soja e de trigo são “companheiros” inseparáveis para essa finalidade, devido à combinação que é possível obter para conseguir atingir a quantidade certa dos nutrientes mencionados acima.  Além de ter uma grande facilidade de serem encontrados em todas as regiões do país.

E os problemas dele não acabaram por aí… Veja só o que ele disse:

“…resolvi comprar ração para galinha caipira, só que o preço que eu estou pagando está muito caro e eu não tenho como continuar oferecendo para minhas galinhas pois, dessa forma, não vou cobrir os gastos da produção…”

Você já está sabendo que oferecer uma ração para galinha caipira que contenha todos os nutrientes que a ave necessita é fundamental para um bom desenvolvimento físico e para manter uma produção de carnes e ovos em níveis satisfatórios, de modo que garanta o sucesso da avicultura familiar, não é mesmo?

Agora, a pergunta que não quer calar é a seguinte:

Como Fazer Uma Ração Para Galinha Caipira Que Não Seja Cara?

O avicultor pode, aí mesmo na sua propriedade, formular uma ração que atenda todas as necessidades nutricionais de suas galinhas, e com isso, aumentar de forma considerável, a produção de carnes e ovos do seu plantel.

A aquisição dos ingredientes para formular uma ração para galinha caipira não é muito difícil de encontrar na maioria das cidades brasileiras, e uma parte deles o produtor pode encontrar aí mesmo em sua propriedade.

Essa é a Fórmula…

Esses são os ingredientes necessários para fazer 10kg de ração balanceada para galinhas que estão entre a décima e a décima oitava semana de vida. (Fonte: Emater/MG)

Farelo de milho 6,300 g
Farelo de soja 3,550 g
Calcário Calcitico 0,090 g
Sal Mineral 0,050 g
Premix (vitaminas e minerais) 0,010 g

Modo de Preparo:

Primeiro, o avicultor deve misturar os ingredientes de menor quantidade para que os produtos tenham uma mistura homogênea.

Depois, deve acrescentar os outros ingredientes e fazer uma mistura durante alguns minutos, de forma que todos os ingredientes tenham uma aparência uniforme.

Viram só como é simples!

Agora, é ofereecer aproximadamente 100g/dia dessa ração para cada galinha e complementar com alimentação alternativa (gramíneas, frutas, verduras e tubérculos)

<<Leia também: o artigo sobre como fazer ração para fase inicial na criação do frango caipira>>

Veja, neste vídeo, mais informações com o médico veterinário da EMATER/MGDirceu Alves Ferreira.

Na falta dos ingredientes…

Bem, eu tenho recebido alguns comentários de muitos avicultores que não estão encontrando  todos os ingredientes nas lojas de produtos agropecuários de suas cidades, pois alguns produtos só vendem em grandes quantidades.

Nesses casos, sugiro que comprem o concentrado para ração de galinha. Como o nome já diz, esse é um produto que contém concentrado parte dos ingredientes necessários para fazer a ração para as aves, bastando apenas acrescentar o farelo de milho conforme a orientação do fabricante.

O concentrado para ração deve ser adquirido observando as necessidades nutricionais das aves. Ou seja, o produto é específico para cada fase de vida.

Concentrado para frango de corte: Fase inicial, Fase de crescimento e Fase final

Concentrado para galinhas poedeiras: Fase de cria, Fase de recria e Fase de Postura

Se você quer mais informações sobre como criar galinhas caipiras, sugiro que baixe agora mesmo o nosso Guia Completa de Criação de Galinhas Caipiras. Nele, você vai encontrar uma série de informações, extremamente importantes, para quem pretende iniciar um projeto de avicultura familiar.

Se você tem um amigo que também está precisando dessas informações, por favor, compartilhe com ele este artigo e deixe, aqui embaixo, o seu comentário. Ele é muito importante para mim!

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/

  • ELIAS

    PARABÉNS POR SUAS INFORMAÇOES;

    • http://www.criargalinha.com.br/ Valdir Rocha

      Elias,
      Muito obrigado! Fico feliz por saber que você gostou. Forte abraço!

  • Rose caetano

    Parabéns e obr por dividir conosco todos esses conhecimentos que para quem é iniciante na atividade como eu e que tive que perder várias para poder descobrir algo assim, é muito bom

    • http://www.criargalinha.com.br/ Valdir Rocha

      Muito obrigado pelo comentário Rose!

      Fico feliz por saber que essas informações foram úteis para você.
      Desejo sucesso aí na sua criação.

      Abraço!