Frango Caipira – Como Fazer Ração Para Fase Inicial

frango-caipira-2Fornecer uma ração adequada para os pintinhos nas primeiras semanas de vida é fundamental para um bom desenvolvimento das aves em um processo de criação de frango caipira. É nesse período que o avicultor deve garantir aos pintinhos uma alimentação que contenha os nutrientes necessários para que a ave se desenvolva de forma equilibrada e alcance um peso ideal de abate em um prazo de 85 dias.

Eu tenho recebido muitas perguntas com relação ao fornecimento de ração para pintinhos caipiras em fase inicial (1 a 30 dias) e tenho observado que estas dúvidas são bastante frequentes quando se trata da criação de frango caipira.

Nos primeiros dias de vida dos pintinhos deve ser oferecido um alimento que contenha os níveis de proteína, energia, vitaminas, aminoácidos e minerais em quantidades adequadas de forma que atenda as exigências nutricionais das aves.

Você deve estar pensando…

Isso é muito complicado! Como eu vou fazer isso?

Boa noticia! Eu já testei várias formulações de rações e vou mostrar para você a que me trouxe melhores resultados na criação de frango caipira.

Você já sabe que para obter um melhor desenvolvimento e consequentemente um excelente ganho de peso você deve trabalhar com aves que tenha uma boa genética, deve criar um ambiente adequado para as aves e aliado a tudo isso, ter um bom programa de alimentação. Isso é fato! E como dizem: Contra fatos, não há argumentos, não é mesmo?

Para conseguir um melhor resultado na criação do frango caipira é ideal que você forneça uma ração diferenciada para suas aves e divida a fase inicial em duas etapas. Da seguinte forma:

PRIMEIRA FASE NA CRIAÇÃO DO FRANGO CAIPIRA

frango-caipira-3A primeira fase de criação compreende a idade que vai de um a quinze dias de vida. Nesta fase, as aves devem receber uma ração que tenha uma alta concentração de proteínas e energia metabolizável. Para isso, desenvolvemos uma formulação de ração da seguinte forma:

Milho Triturado 3.850 g
Farelo de Soja 6.000 g
Óleo de Soja (cozinha) 0,030Ml
Calcário Calcítico 0,070 g
Sal Mineral 0,030 g
Premix (vitaminas e minerais) 0,020 g

 

OBS: Estes São os ingredientes necessários para fazer 10 quilos de ração. Porém, eu aconselho que se você não tem uma grande quantidade de pintinhos para alimentar, você faça a ração em uma quantidade menor. Basta dividir a quantidade da tabela por 10 e multiplicar pela quantidade de quilos que você deseja.

SEGUNDA FASE DE CRIAÇÃO

A segunda fase de criação do frango caipira vai do 15º ao 30º dia de vida da ave e você deve fazer outra ração com os níveis de proteína e energia metabolizável em uma quantidade menor. Veja como fica:

Milho Triturado 5.000 g
Farelo de Soja 3,500 g
Farelo de Trigo 1,400 g
Calcário Calcítico 0,060 g
Sal Mineral 0,030 g
Premix (vitaminas e minerais) 0,010 g

 

OBS: Para fazer uma quantidade menor, deve ser feito o mesmo cálculo descrito na tabela da primeira fase.

<<Leia também um artigo sobre como fazer ração de crescimento na criação de frango caipira>>

frango-caipira-4Estes dois tipos de ração devem ser oferecidos às aves de forma à vontade nos períodos diurnos e noturnos.  Para um melhor aproveitamento da ração os pintinhos devem receber água de qualidade que deve estar sempre limpa e fresca.

Como esta ração tem o preço um pouco mais elevado do que a ração das outras fases, é recomendado que você tome maiores cuidados com relação ao desperdício no ato em que os pintinhos estão se alimentando. Uma medida simples e abastecer os comedouros em apenas um terço de sua capacidade. A mesma coisa deve ser feita com os bebedouros, isso evita que a cama seja molhada e haja um empastamento da mesma.

Existem outras medidas de manejo inicial que são fundamentais no processo de criação de frango caipira. Para isso, eu sugiro que você baixe, agora mesmo, o Guia Completo de Criação de Galinhas Caipiras.

Se estas informações foram úteis para você, eu gostaria que você compartilhasse com seus amigos nas redes sociais. Desta forma, podemos beneficiar um maior número de criadores de frango caipira, não acha?

Receba AGORA o seu presente!

Valdir Rocha

Nascido em 15 de junho de 1973 na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, quarto filho de uma família de seis irmãos e todos educados por dois guerreiros...

Website: http://www.criargalinha.com.br/

  • David

    Fiquei muito agradecido com as informações prestadas, foram de grande valia para minha criação.
    Recomendo a todos que estão precisando, já testei algumas das dicas são fantásticas, muito boa mesmo, valeu.

    • http://www.criargalinha.com.br/ Valdir Rocha

      Obrigado pelo comentário David!

      Abraço!